Tenho mais de um gato. Quantas caixas sanitárias devo ter ?
A VET HEALING atende os pacientes utilizando a medicina veterinária integrativa. É a primeira clínica veterinária em BH a atuar exclusivamente dessa maneira. Portanto, a questão comportamental dos animais é um fator primordial para ser abordado visando oferecer saúde aos nossos pacientes. Segue abaixo nossa dica sobre as caixas sanitárias dos gatinhos.
O número de caixas deve ser igual a n + 1 ( número de gatos residentes mais uma). O número reduzido de caixas sanitárias pode ser a causa de vários problemas comportamentais comuns em felinos. Alguns sinais que os animais podem apresentar que pode ter relação com o número insuficiente de caixas sanitárias são: fazer xixi ou cocô em locais errados e inflamações urinárias e/ou infecções.
A orientação é não punir os gatinhos que têm esses desvios comportamentais. Porque isso agravará o problema. É necessário tentar identificar o que pode estar errado.
Fatores que podem contribuir para esses sinais:
*Caixa pequena ou velha
*Caixa desinfetada com produtos de odores fortes
*Caixa em local sem privacidade ( perto de máquinas de lavar roupas que fazem barulho ou em locais de trânsito constante de pessoas ou outros animais).
*Presença de obstáculos para alcançar a Caixa.
*Areia diferente o tempo todo.
*Caixa muito próxima da comida e a água do gato.
Esses são alguns dos fatores que podem prejudicar muito o processo natural de uso da caixa sanitária.
O ideal é lavar a caixa com água e sabão neutro ( sem cheiro). Os gatos são muito sensíveis a odores. Utilizar a areia que eles já tenham costume ( que formem torrões) e que estejam sempre secas. Não deixá-las por muito tempo úmidas e com grande quantidade de fezes.
Espero ter ajudado você a cuidar melhor do seu peludinho.
É a veterinária em BH atualizando cada vez mais o conceito do “Cuidar” dos animais.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.