Blog Animal

texto 3 - O Hipotireoidismo pode causar problemas de comportamento em cães?

O Hipotireoidismo pode causar problemas de comportamento em cães?

Normalmente, nossos amigos peludos somente são testados para hipotireoidismo quando apresentam letargia ou outros sinais típicos da tireoide, como por exemplo pele seca e quebradiça, alergias ou pele escamosa.

No entanto, alguns cães que sofrem de hipotireoidismo mostram um comportamento de excitação e agressividade contraditório. Os comportamentos agressivos podem ser similares aos observados em casos de dominação ou agressão associada ao medo, e também pode se apresentar na falta de outros sinais próprios de hipotireoidismo.

Além disso, como os problemas de tireoide geralmente começam muito cedo em cães, entre 6 e 18 meses aproximadamente, os sintomas muitas vezes não estão relacionados a um problema fisiológico, mas sim ao temperamento de cada cãozinho.

Um dos principais problemas que ocorrem com a alteração da tireoide é com norepinefrina e serotonina, que afetam o comportamento. Para os cães que apresentam distúrbios subclínicos ou moderados na função tireoidiana, as mudanças de comportamento são provavelmente o primeiro e talvez o único sintoma que se pode observar.

Por esse motivo, dado o elevado índice de problemas de tireoide em cães com distúrbios comportamentais, pode ser da responsabilidade do tutor, ajudar seu cãozinho e solicitar que seu veterinário faça um teste de tireoide.

FONTE: J. FATJO. J; STUB. C; MANTECA. X. Four cases of aggression and hypothyroidism in dogs. Veterinary Record. v 18. p 547-548  2002.

Comparilhar