Blog Animal

veterinaria bh, veterinaria vethealing, veterinaria belo horizonte, veterinaria santo agostinho, vet healing bh

ABUSO DE MEDICAMENTOS

veterinaria bh, veterinaria vethealing, veterinaria belo horizonte, veterinaria santo agostinho, vet healing bh

Os medicamentos são formulações farmacêuticas muito importantes para determinados quadros. Alguns medicamentos destinam-se a eliminar as causas de doenças ou corrigir uma função corporal deficiente. Neste grupo estão os medicamentos contra infecção e infestações, como os antibióticos, sulfas, anti-helmínticos (contra vermes), antiprotozoários (contra giardíase, amebíase), os suplementos hormonais, vitamínicos, minerais e enzimáticos, etc.

Mas, se utilizados com muita frequência e sem NECESSIDADE REAL, podem trazer inúmeros prejuízos à saúde. Existem interações entre os medicamentos que não conhecemos.  Os sinais clínicos muitas vezes nos mostram o que precisa ser corrigido na “causa”. E existem diversos medicamentos que mascaram  esses  sinais, dificultando o entendimento real da causa da doença.  O problema mesmo, nesses casos, não está sendo resolvido.  Só remediado.

Existem medicamentos que se usados em médio ou longo prazo podem causar alterações hormonais, desequilíbrios na flora intestinal, redução da digestão e absorção dos alimentos. Esse assunto é muito sério. Hoje em dia diversos medicamentos são expostos em prateleiras como produtos imprescindíveis para o consumo. E,  não utilizá-los, nos dá a impressão de que algo pode estar “errado” conosco. Muito maluco isso não é ?

E na medicina veterinária isso ocorre da mesma maneira que na medicina humana.

Proponho a vocês o desenvolvimento de um senso crítico com relação a esse tema.  Procurar as causas dos problemas é sempre o mais indicado antes de utilizar diversos medicamentos.

Vocês sabiam, por exemplo, que o intestino é considerado como o “segundo cérebro”? Sabiam que através dele diversos hormônios são produzidos, substâncias são absorvidas, a imunidade é desenvolvida e a barreira contra toxinas é mantida ? Diversos medicamentos podem alterar a função do intestino. E por consequência reduzir tudo isso que citamos como funções dele.

Antialérgicos, corticoides, antibióticos, vermífugos devem ser prescritos frente a uma REAL necessidade. Usados como “preventivos” ou de maneira constante e sem necessidade não faz nenhum sentido.

 

Menos é sempre MAIS!!

Nunca se esqueçam disso.

 

Gabriela Rodrigues Monteiro

Médica veterinária e Proprietária da Vet Healing

Comparilhar

Deixe uma resposta