Blog Animal

Alzheimer canino

O seu cão velhinho pode ter a SDC (Síndrome da Disfunção cognitiva). E existem várias maneiras de melhorar esse estado.

Seu cão velhinho apresenta alguns desses sinais abaixo descritos?

* Tem andado sem rumo (frequentemente à noite)

* Dorme muito durante o dia e a noite tem insônia.

*Não faz mais festa quando o tutor chega.

* Mostra uma diminuição do interesse em brincar com as pessoas.

*Mostra uma diminuição do interesse em brincar com objetos.

*Procura continuamente o contato físico com o tutor.

*Parece estar mais irritado.

*Tornou-se agressivo diante dos cães nos passeios.

*Perdeu a noção de hábitos caseiros rotineiros e faz as necessidades agora em qualquer lugar.

 *Fica perdido em ambientes antes conhecidos, atrás das portas e não consegue sair.

* Levanta – se à noite, procura o proprietário, raspa a porta fechada.

*Late ou uiva de noite.

*Não reconhece locais habituais externamente (Ex: Late para as árvores do jardim).

*Não reconhece locais habituais da casa (incluindo o tutor).

* Quando pede para sair, se posiciona diante da porta errada.

* Perambula pela casa sem uma meta.

*Trava diante de um obstáculo, sem conseguir contorna-lo.

*Urina ou defeca enquanto dorme.

*Está incontinente. Não consegue mais controlar suas necessidades.

*Parece menos ativo e bastante apático.

*Vocaliza sem motivo aparente.

*Come mais que o normal.

*Come menos que o normal.

Identificou algum desses sinais.  

Então provavelmente temos um animalzinho com SDC. Com a idade os cães desenvolvem uma forma de doença neurodegenerativa, a qual é bem parecida com a doença de Alzheimer em humanos. Os danos celulares ocorrem por aumento dos radicais livres, diminuição das defesas do organismo, inflamação (por vários processos), danos do DNA, diminuição da função mitocondrial (lá dentro da célula), desequilíbrio dos neurotransmissores contribuindo para a diminuição cognitiva.

É uma síndrome que não tem cura. Mas existem diversas maneiras de retardar o processo e melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes.

O Enriquecimento ambiental (Deixar o cão farejar grama, terra, folhas, esconder pedacinhos de carnes, frutas ou vegetais em paninhos enrolados como “rocambole” ou atrás de algum obstáculo) ajuda muito na estimulação neurológica dos pacientes.  Cão que não são estimulados tem uma piora drástica nas funções neurológicas.

Adição de suplementos e nutracêuticos específicos podem ajudar também muito. O encéfalo é susceptível aos efeitos dos radicais livres de oxigênio. Portanto o uso de antioxidantes é essencial para a melhoria das funções cerebrais.  Vitamina C, resveratrol e  selênio são alguns exemplos. O Ginkgo biloba (melhora o fluxo sanguíneo cerebral e tem efeito antioxidante também), valeriana (pode reduzir a ansiedade e insônia), Omega 3 (ação antiinflamatória) e probióticos (auxiliam muito  no equilíbrio da flora intestinal potencializando a absorção de substâncias importantes para a produção de hormônios do bem estar). O canabidiol também se mostra extremamente benéfico nos pacientes com síndrome da disfunção cognitiva. Ozonioterapia (ativando as respostas imunológicas do paciente e reduzindo os processos inflamatórios crônicos). O uso de florais, reiki, terapias quânticas também favorecem demais o paciente aumentando muito a sua qualidade de vida.

Nutrição natural com comida de verdade (planejada individualmente).   A retirada de alimentos ultraprocessados que contem conservantes, grão transgênicos (como o trigo e milho principalmente), bifinhos, ração, bolo, biscoitos, açúcar, ajuda muito a evitar a progressão das alterações. Os alimentos processados ou ultraprocessados tem características inflamatórias piorando a condição do paciente.

A Atenção e o cuidado com o tutor do cão velhinho também é parte imprescindível nesse processo. Todos nós sofremos quando percebemos gradativamente o declínio dos nossos animais. Mas precisamos entender que a vida é feita de ciclos. Tudo isso faz parte. Mas juntos podemos melhorar muito a condição do paciente e passar por esses ciclos normais da vida da melhor forma possível.

Entendemos você e com certeza faremos o melhor para ajudar.

Comparilhar

Deixe uma resposta