Blog Animal

OZONIOTERAPIA

O que é ozônio? O ozônio é um gás incolor, produzido a partir do oxigênio por um equipamento específico, sendo utilizado como medicamento ou agente terapêutico natural, para o tratamento de diversas doenças.

Como funciona a terapia com ozônio? A sua boa utilização depende da concentração correta e do intervalo de doses por semana, pois é o estímulo continuo com o gás que faz com que o organismo reaja, desenvolvendo fatores bioquímicos benéficos do corpo que ativam genes desencadeadores de uma boa resposta imunológica.

Benefícios: Melhora circulação sanguínea, acelera processo de cicatrização de feridas, tem efeito anti-inflamatório, modulador da dor e do sistema imunológico, potencializa o efeito de antibióticos e antifúngicos, acelerando a recuperação em inúmeras patologias. Devido o seu efeito bactericida, fungicida, anti-inflamatório e imunomodulador, mostra-se como uma boa opção para utilizar em associação com antibióticos no tratamento da otite externa e dermatites, diminuindo efeitos colaterais, inclusive, podendo diminuir a dose dos medicamentos.

Indicações:

– Infecções (viral, bacteriana ou fúngica)

– Problemas ortopédicos (artrite, artrose, luxação, dor)

– Imunológicos (baixa imunidade, doença autoimune, câncer)

– Doenças crônicas e degenerativas (Renal crônico, cardiopatia, hepatite)

– Feridas (contaminadas, diabéticas, difícil cicatrização)

– Efeito preventivo/conservador (animais geriátricos, doenças intestinais)

– Aumenta performance (animais esportistas)

Vias de Aplicação: Na medicina veterinária a mais comum, é a insuflação via retal, dentre mais outras cinco vias.

Contraindicações: Diabético descompensado, hipertenso descompensado, anêmicoscaquexia

AUTORIA: Dra Lys Alves – Medica veterinária integrativa e mestre Reiki com dedicação ao diagnóstico e terapia de transtornos comportamentais em cães e gatos. Mais detalhes sobre suas áreas de atuação na aba “Equipe” aqui no site.

REFERENCIAS:
1) GUIA PARA USO MÉDICO DEL OZONO, fundamentos terapêuticos e indicaciones (Adriana Schwartz, Klaudia Kontorchnikova, Oleg Malesnikov).
2) OZONIOTERAPIA EM MEDICINA VETERINÁRIA (Zullyt B. Zamora Rodriguez; Eduardo González; Wilfredo irrazabal Urruchi).

Foto: Sono Quality

Comparilhar

Deixe uma resposta