Blog Animal

AROMATERAPIA PARA ANIMAIS

Fizemos uma Live muito interessante com a Luanda Guerra ( bióloga especializada em Aromaterapia em Animais) . Segue abaixo o resumo sobre o que foi falado. Vídeo completo no nosso canal do Youtube VET HEALING – Gabi Rodrigues) e no IGTV do instagram @vethealing.

Sistema de bem-estar animal Animal PsychAromatica (APA)

Definido por 3 pilares:

Zoofarmacognosia – princípio da autosseleção, conhecimento instintivo do animal sobre o que é necessário para seu próprio equilíbrio, o que se traduz em um comportamento de auto-medicação. Ex: cachorro come grama ao sentir desconforto estomacal. Aplicada à Aromaterapia: o próprio animal define com quais aromáticos quer interagir, de que forma e por quanto tempo.

Medicina Tradicional Chinesa – identificação de desequilíbrios em meridianos para tratar a causa raiz e utilização do Princípio dos 5 Elementos, que auxilia na pré-seleção dos OEs – considera personalidade e tipo constitucional do animal.

Redução de estresse – o que é estresse: resposta fisiológica a algo considerado pelo animal (e seu organismo) como ameaçador do bem-estar. É normal na natureza mas estados prolongados de estresse é que se tornam um problema.

-> Principaisfatores estressores: dieta inadequada, falta de atividades físicas e cognitivas, ambiente pouco estimulante (necessidade de enriquecimento ambiental, day care), protocolos vacinais e antiparasitários inadequados para o indivíduo, seres humanos (influência do ambiente, projeção das emoções e sentimentos) e a falta de escolhas.

-> Diagnóstico e acompanhamento do M.V.: avaliação do histórico médico e de vida do animal, influência de tratamentos passados e situações traumáticas.

O método requer observação, sensibilidade e confiança no animal -> traz uma melhora na comunicação entre animal e tutor

Efeitos químicos dos OEs

-Atuação em 2 níveis: bioquímico e energético

-Sistema límbico: área do cérebro que processa odores. Primeira a se desenvolver, está ligada ao instinto, memórias e emoções.

-Estímulo dos cheiros libera neurotransmissores (serotonina, endorfina, noradrenalina etc) no sistema límbico -> acalma, estimula, seda, reduz dor (estes efeitos podem ser exacerbados com o uso indevido dos OEs)

-Olfato dos cães: 300 milhões de receptores olfativos x 5 milhões humanos

-Por isso OEs não são apenas um “cheirinho”, são substâncias naturais, porém, altamente concentradas e constituídas por compostos químicos que alteram respostas no SNC ( sistema nervoso central).

-Energético: atuam a nível vibracional. Na perspectiva da MTC ( Medicina tradicional chinesa) atuam em pontos de bloqueio de energia.

Benefícios da Aromaterapia (OEs, OVs e Hidrolatos)

  • Equilíbrio de problemas físicos e comportamentais (alergias, problemas de pele, fobias, medos, traumas, ansiedade de separação, mudança de ambiente, agressividade etc)
  • Natural: efeitos colaterais minimizados quando corretamente aplicados
  • Integrativo: olhar para o ser de forma integral, não apenas tratando sintomas mas buscando sua causa raiz
  • Possibilita ao animal o contato com as plantas, natureza
  • Complementares a um tratamento convencional quando ele é necessário

–  Nem sempre é a solução mais adequada: florais, homeopatia, acupuntura também podem ser excelentes opções (cada caso deve ser avaliado individualmente)

  • Não atua sozinha se há um fator estressor importante que não é removido

Contra-indicações ( atenção para o aumento do número de casos de intoxicação de animais)

  • Usar puro ou com diluição inadequada
  • Diluição em água
  • Aplicação em ouvidos e olhos
  • Pingar na caminha
  • Colar aromático ( esse colar mantêm o odor o tempo todo no pescoço do animal. Não possibilitando a escolha do animal)
  • Forçar exposição do animal aos óleos
  • Animais com histórico de epilepsia, fêmeas prenhes, animais em uso de medicação, cardiopatas, hipertensos etc devem ter cuidado especial
  • Óleos que contêm fenóis na composição não são indicados (cravo, canela, tea tree etc)
  • Felinos: fígado não metaboliza bem os terpenos (prefira hidrolatos, que são águas terapêuticas suaves e eficazes, obtidas do processo de destilação dos OEs)

6 – Vias de administração

  • Pelo método APA: definido pelo próprio animal (inalação, ingestão ou uso tópico do OE diluído em OVs como girassol, semente de uva, gergelim, jojoba etc), hidrolato puro ou diluído em água. Uso tópico também pode ser através de géis e argilas. O animal geralmente indica as regiões de necessidade (pontos de acupuntura).
  • Outros métodos: 2 gotas em difusor a vapor ultrassônico (deixar portas e janelas abertas). 15-20min já são suficientes. Evitar exposição excessiva, que pode causar irritações em mucosas e atentar para casos especiais.

Experiências clínicas

  • Redução de ansiedade, reatividade com pessoas e outros animais, medos e fobias são os principais.
  • Tratamento do sistema familiar (outros animais da casa também são beneficiados).
  • Importante: comprometimento do tutor na aplicação correta do método e seguir as orientações de mudanças sugeridas em relação ao estilo de vida do animal.

Qualidade dos OEs

-Principal dica: marcas que vendem OEs e também se dedicam ao estudo e ensino da Aromaterapia (Laszlo, By Samia, Oshadi, Quinarí, Phytoterapica, Harmonie, Terra Flor, WNF, Tisserand)

-Embalagem e rótulo: vidro escuro (âmbar, verde, azul), rótulo contendo informações sobre a parte da planta em que o OE foi extraído, nome científico, país de origem, quimiotipo (variações na composição química do OE em função de solo, clima etc, quando houver), disponibilização de cromatografia pela empresa, preço deve ser moderado a alto.

Principais OEs para:

  • Fobias -> camomila-alemã, cedro, limão, ylang-ylang, olíbano
  • Ansiedade / separação -> benjoim, cedro, manjericão, angélica raizes, ylang-ylang
  • Problemas relacionados a estresse -> benjoim, camomila, olíbano, angelica
  • Coceira -> camomila romana, cenoura sementes, lavanda + gel aloe vera, chás camomila, calêndula confrei, erva-de-sao-joao, hamamelis
  • Casa nova -> cedro, cipreste, gerânio, benjoim, olíbano
  • Para o período de isolamento social: camomila-romana, lavanda, vetiver, cedro-do-atlas, hortelã-pimenta

Luanda Guerra é Bióloga, Mestre em Ciências e Aromaterapia para animais, única atualmente no Brasil habilitada a aplicar o método Animal PsychAromatica, desenvolvido por Nayana Morag, autora do livro “Óleos essenciais para animais”

Contato: @arvoearomaterapia

Consultas online

Referências: https://essentialanimals.com/are-essential.oils-safe-for-cats/ – https://carolineingraham.com/

Comparilhar

Deixe uma resposta