Blog Animal

MANEIRA FÁCIL E INDOLOR DE DOSAR A GLICEMIA DE CÃES E GATOS.

  • Infelizmente tem se tornado cada vez mais frequente atendermos pacientes diabéticos em nossa rotina clínica. A vida que muitas pessoas tem compartilhado com os seus animais (vida sedentária, nutrição rica em carboidratos, açúcar, maus hábitos, comida oferecida em livre demanda) tem contribuído para o surgimento de cães e gatos diabéticos.
  • O tratamento da diabetes nos cães e gatos é realizado de forma abrangente: dieta, exercícios, controle glicêmico e principalmente o uso da insulina.
  • Geralmente os tutores apresentam dificuldades em dosar a glicose sanguínea dos animais para monitoramento em casa. Dentre as dificuldades que eles encontram listamos as principais:
  • Medo de machucar o cão ou gato
  • Dificuldade em usar auto-lancetas ou canetas próprias para realizar o furo na pele.
  • Dificuldade em inserir a gota de sangue no glicosímetro (gota insuficiente por exemplo).
  • Dificuldade de contenção do animal
  • Temperamento do animal. Animais bravos são resistentes a manipulação para a retirada de sangue. Principalmente se precisar fazer frequentemente.


    Por esses e outros motivos indico com frequência o uso do Free Style Libre. O sensor é inserido na pele do animal ( após a tosa da região e assepsia) e dura 14 dias. Através de um aplicativo de celular é possível saber como está a glicemia do animal durante todo. É só baixar o aplicativo e encostar o celular no sensor inserido na pele.
    Indico o sensor também para pacientes diabéticos que estão internados. Muitas vezes animais diabéticos podem desequilibrar o quadro e necessitar de internação.O sensor ajuda a manter o controle do paciente detectando a glicemia sempre que o veterinário precisar mas sem trazer o prejuízo de várias furadinhas ao longo do dia.
    Para o controle de pacientes com suspeita de Hipoglicemia também se torna uma ferramente incrível. Foi o caso da Jujuba essa paciente linda da foto.
    Esse sensor é humano mas funciona direitinho em cães e gatos.



Comparilhar

Deixe uma resposta