Blog Animal

Minas Gerais Contra os Fogos

Ação MG Contra Os Fogos

Instagram: @mgcontraosfogos
Apoio: VET HEALING
Os fogos de artifício são explosivos dotados de um pavio para iniciar a combustão. A combustão inicial provoca a rápida ascensão do foguete, que a certa altura explode
violentamente. Eles são usados em festas populares ou celebrações para criar um efeito ruidoso, e como meio de aviso de que algum acontecimento está iniciando ou terminando.

Mas o que muitos não imaginam é que a poluição sonora (estampidos e estouros) emitida pelos fogos de artifício pode causar crises de pânico nos animais, mortes, convulsões, fugas e acidentes graves. Crianças e bebês também sofrem com o barulho sendo os autistas as principais vítimas. Não podemos esquecer também dos idosos e pessoas doentes. Utilizar os fogos de artifícios com barulho devido a questões culturais é estar atrasado em respeito e empatia.

Os fogos luminosos (sem barulho) são uma alternativa para festas populares e celebrações sem que isso prejudique a vida de outras pessoas e os animais.
Para quem ainda não sabe existe um projeto de lei no estado de Minas Gerais (PROJETO- 5.217/2018 – Autor Deputado Noraldino Junior) que proíbe o manuseio, utilização e soltura de fogos de estampidos e de artifícios assim como qualquer artefato pirotécnico com efeito sonoro e ruidoso no estado de Minas Gerais.
Para ser aprovado e virar lei precisamos conscientizar as pessoas e votar a favor do projeto de lei.

Abaixo segue o link para votação:
https://www.almg.gov.br/atividade_parlamentar/tramitacao_projetos/interna.html?a=2018&n=5217&t=PL

Comparilhar

Deixe uma resposta