As vacinas são muito importantes para a prevenção de doenças graves nos nossos animais. E estimular a medicina preventiva é o que mais fazemos aqui na clínica. Abordamos com o tutor a qualidade de vida do animal, da família que o animal está inserido, os desafios do paciente (locais que frequenta) a nutrição e todo o histórico. Sendo assim a abordagem vacinal precisa também ser criteriosa e individual. Porque as vacinas se forem utilizadas de forma indevida ou em excessos podem trazer alguns prejuízos. São as chamadas VACINOSES “Doença originada do emprego de vacinas”
Reações agudas que podem ocorrer às vacinas:
*Alergia
*Febre
*Perda de apetite
*Diarréia
*Reação inflamatória local
Reações tardias que podem ocorrer :
*Convulsões
*Doenças auto imunes
*Doença intestinal inflamatória crônica
Para esclarecer essa questão aqui na VET HEALING temos profissionais extremamente atualizados e seguimos sempre as diretrizes utilizadas no mundo (Wsava Vaccination Guidelines – Portuguese).
Nunca vacine um cão com febre, com doença autoimune, com câncer, que esteja tratando de quadros alérgicos, com vômitos e/ou diarreia, falta de apetite ou em tratamento para alguma doença. O cão precisa estar saudável para receber a vacina. E o seu protocolo vacinal precisa ser realizado de forma totalmente individualizada. Portanto não existe “receita de bolo” para todos os animais.
Aqui na VET HEALING temos o Vaccicheck
Um teste rápido de sangue desenvolvido para dar suporte ao médico veterinário, no que se refere à elaboração de protocolos vacinais individualizados para cães. Ele consegue avaliar a imunidade contra as doenças essenciais da fêmea no pré-acasalamento (relação direta de anticorpos maternais no filhote), avalia proteção dos filhotes após as vacinações iniciais (Em alguns casos, a vacina não tem resposta e o animal não desenvolve imunidade. Isso é mais comum nos filhotes vacinados muito cedo, em que anticorpos da mãe, ainda circulando em seu corpo, eliminam os antígenos da vacina antes que ocorra a imunização), avalia anticorpos IgG de cães antes da revacinação (casos de cães com alergia, cães idosos, doenças crônicas e em tratamento imunossupressivo). Dessa forma definimos os protocolos de forma muito mais segura. Evitando problemas para os nossos pacientes.
As vacinas são caracterizadas em essenciais, opcionais e não recomendadas
São consideradas essenciais, no Brasil, as vacinas contra cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina e raiva.
As não essenciais ou opcionais são caracterizadas dessa forma porque protegem contra doenças benignas e autolimitadas (como é o caso da tosse dos canis) ou porque têm indicações bem específicas (como é o caso da vacina contra leptospirose).A vacina contra leishmaniose também está nessa categoria.
As vacinas não recomendadas são caracterizadas dessa forma por não existirem evidências científicas de sua eficácia (é o caso da vacina contra Giradia). Para mais informações e planejamento vacinal individualizado do seu bichinho agende uma avaliação com a nossa equipe.