Ozonioterapia
O que é ozônio? O ozônio é um gás incolor, produzido a partir do oxigênio por um equipamento específico, sendo utilizado como medicamento ou agente terapêutico natural, para o tratamento de diversas doenças.
Como funciona a ozonioterapia? A sua boa utilização depende da concentração
correta e do intervalo de doses por semana, pois é o estimulo continuo com o gás que faz com que o organismo reaja, desenvolvendo fatores de transcrição que ativam genes desencadeadores de uma boa resposta imunológica.
Benefícios: Após a sua aplicação, ele promove uma grande liberação de oxigênio para as células, melhorando circulação sanguínea e acelerando cicatrização de feridas.
Somado a isso o ozônio tem efeito anti-inflamatório, modulador da dor e do sistema imunológico e potencializa o efeito de antibióticos e antifúngicos, acelerando a recuperação em inúmeras patologias.
Indicações:
– Infecções (viral, bacteriana ou fúngica)
– Problemas ortopédicos (artrite, artrose, luxação, dor)
– Imunológicos (baixa imunidade, doença autoimune, câncer)
– Doenças crônicas e degenerativas (Renal crônico, cardiopatia, hepatite)
– Feridas (contaminadas, diabéticas, difícil cicatrização)
– Efeito preventivo/conservador (animais geriátricos, doenças intestinais)
– Aumenta performance (animais esportistas)
Vias de Aplicação: Na medicina veterinária a mais comum, é a insuflação via retal, dentre mais outras cinco vias comuns, que podem ser: Bag (para tratar pele), muscular, intra-articular, periarticular e perivertebral.
Contraindicações: Diabético descompensado, hipertenso descompensado, anêmicos (hematócrito inferior a 20), caquexia. O ozônio NÃO pode ser inalado, esta via é TOXICA.