Blog Animal

veterinaria bh, veterinaria vethealing, veterinaria belo horizonte, veterinaria santo agostinho, vet healing bh

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE TER UM CÃO

veterinaria bh, veterinaria vethealing, veterinaria belo horizonte, veterinaria santo agostinho, vet healing bh

Quando você decide ter um animal dentro da sua casa, diversas questões precisam ser pensadas e analisadas profundamente.

*Qual é a raça e o porte do cão que você quer ? 

Cada raça apresenta suas particularidades. Existem raças que necessitam de muito estímulo e atividade física. Outras nem tanto. Cães de porte médio e grande precisam de muito espaço para correr, brincar, movimentar.

Existem raças que não toleram muito o calor (Buldogue Inglês e Pug, por exemplo) e precisam ter os cuidados intensificados na hora dos passeios e em épocas de temperaturas altas.

Existem raças ótimas para crianças outras não. Tem cães muito companheiros para pessoas mais idosas, outros precisam de alguém com bastante energia e disposição.

Não adianta escolher um cão baseado nas experiências de outras pessoas apenas. Se informe, pesquise e analise como deve ser o perfil de um cão para sua rotina e seu ambiente.

Lembrando que sua rotina precisa ser mudada também para receber o animal. É um novo ser, de outra espécie e que necessita de coisas diferentes de você. É necessário sair de sua zona de conforto e planejar o seu tempo.

*Tempo de vida

Cães vivem em média 10 – 15 anos.

Portanto é preciso ter um pensamento no futuro sim. Quando você decide ter um animal é de SUA TOTAL RESPONSABILIDADE a vida desse ser.  Você não pode simplesmente introduzir um cão na sua casa sem pensar que ele vai depender de você por 10, 15 anos ou até um pouco mais.

*Despesas

Achar que ter um animal não vai trazer despesas é um grande engano.  O cão precisa de consulta veterinária, vacinas, exames, alimento adequado, medicamentos (quando necessário) e muito mais.  Tudo isso tem um valor. E se caso ocorrer algo fora do esperado (acidente ou doenças), é de total responsabilidade do tutor garantir que o animal será atendido e terá suas necessidades totalmente  supridas.

*Viagens

Adotar ou comprar um cão em época de tédio ou sem pensar na frente é fácil. Mas e quando você decide viajar pelo mundo, ou nas férias, ou para trabalho? Quem ficará responsável pelo seu animal? Quem cuidará dele exatamente como deve ser? Respeitando todas as suas necessidades?

Essas são algumas questões que devem ser pensadas,  de forma criteriosa, para que a relação animal e ser humano, possa ser saudável para ambos os lados.

 

Gabriela Rodrigues Monteiro

Médica Veterinária e Proprietária da Vet Healing

Comparilhar

Deixe uma resposta