Blog Animal

Artigo recente da USP sobre os rótulos “enganosos” de algumas rações

Um estudo recente realizado pela USP identificou que algumas rações para cães e gatos não contêm os ingredientes apontados pela embalagem.

O objetivo principal deste estudo foi utilizar as razões isotópicas de carbono e nitrogênio para encontrar a origem das proteínas, carboidratos e gorduras na ração para cães.

Existe uma falta de informação sobre as principais fontes de proteína, carboidratos e gordura fornecidos nos rótulos dos alimentos para cães. Os produtores podem alegar legalmente que seus produtos contêm certos itens como salmão ou carne, mesmo que usem apenas um composto aromatizante.

Além disso, os rótulos dos alimentos para animais costumam listar mais de 40 itens sem mencionar a quantidade deles. A maioria dos rótulos menciona que os ingredientes são listados em ordem decrescente de acordo com sua importância e quantidade, mas não especificando os valores exatos. Portanto, os consumidores podem ser enganados por esses rótulos e publicidade, comprando algo que eles realmente não queriam.

Entre os ingredientes de origem animal, a ave era de longe o maior componente de ração produzida no Brasil.

A maioria dos rótulos inclui aves como ingrediente, não como carne, mas como farinha ou subproduto, mesmo em embalagens que mostrem a imagem de um saboroso pedaço de frango.

Por fim, um achado importante deste estudo é a presença insignificante de carne, farelo ou subprodutos na ração para cães fabricada no Brasil. A maioria dos alimentos para cães alegando ter carne, seja por meio de uma imagem de um bom pedaço de carne ou pela inscrição no rótulo “carne com sabor”, tinha em média menos de 20% desse ingrediente em sua composição. A lei no Brasil permite, neste caso, que os produtores apenas adicionem compostos aromatizantes de carne bovina, e não os próprios produtos bovinos. Este fato claramente engana os consumidores que geralmente compram ração de acordo com seus padrões, esperando carne bovina na comida.

Fonte: https://peerj.com/articles/5828/?utm_source=TrendMD&utm_campaign=PeerJ_TrendMD_1&utm_medium=TrendMD

Comparilhar

Deixe uma resposta